segunda-feira, 11 de dezembro de 2006

Voltando a ativa! =D

Desculpem a todos que comentam no meu site. Por motivos profissionais, acabei tendo que abandonar o meu Blog durante um bom tempo.
Foi mal Fran pelo sumico!! ><

Mas entao, tem tanta coisa que eu queria falar que chega na hora eu acabo me perdendo todo e nao consigo dizer nem metade do que eu queria.

Antes de mais nada, queria pedir desculpas ao Gabriel, por nao ter respondido ele a tempo. Caso ainda seja util, ha um trem que voce pega em Narita que se chama Narita Express (N'Ex). Desse trem, voce pode ir direto para Shibuya. =)
Para comprar a passagem, eh facil. No balcao de desembarque, logo na saida, tem um balcao da JR Lines. Lah voce encontra a passagem do Narita Express. Acho que deve custar em torno de 50 reais, se nao me engano.

Entao, dando uma pausa com o "tour" por Tokyo, gostaria de falar sobre um assunto que atualmente vem sido esquecido pelas geracoes atuais de descendentes de japoneses mas que estah perto de completar os seus 100 anos, a imigracao japonesa ao Brasil.
Esse eh um dos assunto mais comentados na comunidade brasileira aqui no Japao ultimamente e tem ganhado forca com empresarios e comerciantes que mantem essa ponte cultural entre os dois paises.

Devo estar parecendo um velho chato querendo dar uma aula de historia, mas acho que a imigracao japonesa ocorrida a quase 100 anos eh muito importante tanto para os japoneses quanto para seus descendentes, pois eh uma historia que muitos nao sabem mas que hoje tem uma importancia consideravel para a economia e politica dos dois paises.

Como no Brasil estudamos muito pouco sobre a historia do oriente, poucos devem saber que, no comeco do seculo 20, o Japao era um pais muito mais miseravel do que o Brasil de hoje, mas que soube dar a volta por cima depois da derrota para os EUA na Segunda Guerra Mundial.

Entretanto, nesse periodo de miseria que a terra do sol nascente vivia, muitos japoneses foram para o Brasil com a promessa de fazer dinheiro e poder voltar para seu pais para ter um futuro melhor.
Nessa epoca, o Brasil era considerado o pais do futuro, onde a fertilidade do solo poderia gerar bons rendimentos a todos que fossem para lah. Mas nao foi bem o que aconteceu.
Essa historia eu nao preciso contar pq todo mundo jah estudou na escola, neh? xD~~

Pois bem, acontece que, a maioria dos imigrantes, nao conseguiram mais voltar ao seu pais de origem, se estabelecendo permanentemente no solo tupiniquim e criando suas geracoes ai mesmo.

Eu sou fruto dessa historia toda que voces leram acima, um descendente de japoneses (3a geracao).

Hoje, a historia se inverte. Os membros das mesmas familias que foram ao Brasil com a esperanca de prosperidade, agora estao aqui, no Japao, com o mesmo objetivo.

Bem, isso foi apenas uma introducao do que eu gostaria de escrever. Com o tempo, vou escrevendo tudo que gostaria de dizer para que voces fiquem por dentro do que eh a vida dos brasileiros aqui no Japao, o que isso acarreta na economia dos dois paises e como serah o futuro de tudo isso.
Tambem gostaria de acrescentar que, tudo o que escrevo, eh sob o MEU PONTO DE VISTA. Nao sou nenhum sociologo, economista, politico ou empresario. Sou apenas um maneh de 23 anos que se interessa numa cultura que a maioria das pessoas estao esquecendo ou nao dao mais tanta importancia.

(desta vez nao tem foto pq eu nao consegui achar nenhuma foto que se enquadre a este post ^^;)

5 comentários:

Anônimo disse...

aee \o
nossa, eu ja tava sentindo que voce ia postar hj *--*
como você tá hein?!
saudades saaabia?!
beijos
e adorei esse post *-*

Victor disse...

Serio?!?!
eoaihaoiehioaheoaiehiae

O trampo tava tranquilo, entao resolvi postar... hehehe...
Vou ver se eu consigo postar mais vezes apartir de agora.
Espero que voce goste! ;*

Eu to bem! Apesar da correria, de vez em quando eu saio pra me distrair e tals...
e vc? *-*~~

Saudades de vc tb! ><

Anônimo disse...

Olá Victor, cara estive pesquisando na Web sobre a empresa Brastech e encontrei o seu blog, por acaso vc trabalha lá?
gostaria de algumas informações sobre e a empresa e tals...
O seu blog é bastante interessante, não tive tempo de ler ele todo mas do que eu lí eu gostei, depois eu vejo com mais calma...(to no horário de almoço)
poderia entrar em contato comigo?
meu email é marciosuda@yahoo.com.br

att
Marcio Suda

Anônimo disse...

Victor, Feliz Natal para voce!
e um Feliz 2007
tudo de bom ai!
muita paz, amor, alegria, e que todos os seus desejos se realizem
***:
<3

Anônimo disse...

OI! Tava catando coisas do japão na net e achei o teu blog. Nossa, legal msm. Eu tenho tanta curiosidade de conhecer, sabe?! Não só o Japão, mas, nesse findi, ele foi o escolhido...hehehe Mas a vontade q eu tenho msm é de saber como são as pessoas, de q forma elas se comportam e pensam diferente da gente. Acho q tu podia falar mais disso, não? Eu ficaria mt feliz! Ah, olha, eu pedindo coisas e nem digo que eu sou uma gauchinha q não tem nada de japonesa. Sou só curiosa msm. Bom, parabéns pelo blog! Vou dar umas olhadinhas de vez em quando. Mas bem q tu podia me mandar um email, neh!? tatibuchahoef@yahoo.com.br Pra gente conversar. Sou uma prolixa de carteirinha e blogs não são lugar pra grandes conversas, neh ;) Tu q sabe! Bom início de ano! BEijão