terça-feira, 6 de novembro de 2007

Amor a Pátria Alheia

Bem, apesar da demora, vou falar de um assunto totalmente diferente. Há aproximadamente duas semanas atrás eu fui num evento bastante interessante numa faculdade perto de Tokyo. Os japoneses chamam de Bunka Sai (Festival da Cultura). Muitas escolas e universidades do Japão promovem esse tipo de evento para divulgar a cultura de outros países.

Como um bom brasileiro, fui conferir as barracas da nossa terra. Fiquei surpreso, pois era o país que mais tinha barraca no evento, no total eram 4: barraca de strogonoff, pastel, churrasquinho e pão-de-queijo com café. Como estava em época de tufões, cheguei muito atrasado e soh consegui experimentar o churrasquinho e o pão-de-queijo com café. O churrasquinho tava ótimo! Não só os brasileiros, mas os próprios japoneses aprovaram! O único problema foi com o pão-de-queijo. Não que estivesse ruim, mas o expertão aqui deixou cair tudo no chão e só conseguir salvar um... T.T

Depois fomos ver algumas apresentações que os alunos do curso de português fizeram. Me fez lembrar muito a minha época do jardim de infância! rs
Primeiro eles cantaram vários sucessos de MPB mundialmente conhecidos como 'Garota de Ipanema' e 'Águas de Março'. No final, eles terminaram cantando 'Não quero dinheiro', do Tim Maia, dando destaque para a coreografia ilária que eles fizeram para a música.

Em seguida, eles fizeram 2 apresentações. A primeira era mais descontraída, não tendo muito há ver com o Brasil, mas foi ótimo também. Por fim, ele fizeram uma apresentação resumindo a história de um japonês que foi ao Brasil com a promessa de prosperidade e que acabou fugindo de casa por estar sendo explorado pelos seus próprios tios.

É impressionante como esses alunos gostam do Brasil. Eles procuram saber sempre mais sobre o Brasil, sobre a nossa música, nossa cultura... Provam nossas comidas, veste roupas com marca brasileira, cantam a nossa música... Alguns chegam até a cantar o Hino Nacional Brasileiro! De vez em quando eu acho que eles são mais brasileiro do que os próprios brasileiros.

Apesar de toda dificuldade que o nosso país enfrenta hoje, o brasileiro consegue ter carisma o suficiente para encantar o mundo com a sua beleza!
(É uma pena que nossos governantes ainda não sabem....)

Parabéns pra eles!! =D

Abaixo segue duas fotos do pessoal que fez as apresentações.
*todos são japoneses!
**Mentira! o cara que da esquerda, na primeira foto, é brasileiro! eoaiheoiaehoae

Um comentário:

PARCEIROS disse...

Olá amigo! Gostaria de saber se vc pode colar meu link em sua página e se vc me permiti, gostaria de falar um pouco do seu blog independentemente de troca de link
espero que vc seja Palmeirense. Brincadeirinha... http://olivenet.blogspot.com
Felicidades em sua nova pátria, boa sorte.