terça-feira, 26 de junho de 2007

Oportunidades

Hoje tentarei falar de um assunto que nunca falei antes: mercado consumidor.

Não sou nenhum especialista no assunto, mas acho que é um assunto interessante e que interessa a muita gente.

O mercado japonês é um dos mais visados, pois o Japão é o país que possui a população mais consumista no mundo.
Por isso, as empresas sempre estão disponibilizando novos produtos no mercado para estarem na frente de seus concorrentes, o que resulta numa explosão de variedades de um mesmo produto.

Um exemplo bem comum são os celulares. Hoje existem 3 operadoras predominantes no país: SoftBank, au e DoCoMo, sendo a última a que possui a maior fatia do mercado. Mas como a concorrência é muita acirrada, eles estão sempre lançando novos aparelhos com novas tecnologias e novos planos de pagamento, para que o cliente encontre o ideal para o seu bolso.
Por ano, cada uma dessas operadoras lançam cerca de 20 aparelhos novos, ou seja, cerca de 60 aparelhos! Sem contar os modelos anteriores que ainda estão a venda!

A primeira vista, parece ser um caos, mas não. Como os japoneses estão acostumados a tanta diversidade do mesmo produto, eles acabam ficando mais seletivo, escolhendo com muito mais precisão o produto que eles desejam.

O mesmo se aplica a automóveis, computadores, mp3 players, televisões, etc...

O mais interessante é, além dos consumidores, quem sai ganhando também com essa explosão de consumismo são as grandes redes de lojas de departamento, que, para não perderem a sua clientela, desenvolvem várias formas de amarrar o cliente a eles.
O mais comum praticado hoje são os cartões de pontos. O sistema é muito simples: ao realizar uma compra na loja, voce ganha um cartão onde você vai acumulando pontos e trocando por qualquer produto do estabelecimento. O valor dos pontos ganhos varia de acordo com o produto. Tem produtos que têm apenas 5% de ponto, outros com 10% e alguns até com 20%!

Para simplificar, seria nesse esquema:






















Valor do produtopontos (%)pontos ($)
¥10.0005%¥500
¥30.00010%¥3.000
¥50.00020%¥10.000

Se eu não me engano, a livraria Siciliano adotou esse mesmo método no Brasil também.

Existe uma versão similar, que, seria um cartão e, de acordo com o valor da sua compra, você vai ganhando selos ou carimbos da loja. Quando o cartão estiver completo, você ganha um desconto ou algum presente da loja. Esse método é muito usado em pequenas lojas.

Interessante, não? =)

No próximo post, tentarei falar sobre outro assunto que não costumo postar por aqui.
Espero que gostem!


*aff... antes eu postava mais coisas engraçadas, só que ultimamente ando um pouco sério demais nos meus posts... será que eu to ficando velho?!?! será que eu to virando japonês?!?!?! OMG!!!!!! O.O"

*aafffff... oia o tamanho do espaço que ele deu só pq eu criei uma tabela na mão... eu AMO esse blog... ¬¬

Um comentário:

Anônimo disse...

aaah.
quanto tempo que nao falo com vc.
que saudades de ler coisas interessantes.
gostei desses metodos ai do japão.
logo logo eu to aiii hein \o

e nao pareee de escrever heein

beijo