quinta-feira, 11 de maio de 2006

Voce eh um Otaku?

Antes de comecar esse texto (que provavelmente vai ser gigante), gostaria de mostrar o que eu achei noutro dia, numa comunidade de "Otaku" no Orkut:

[brasil] Otaku = fa de anime
[japao] Otaku = nerd

De acordo com o criador dessa comparacao, a conotacao da palavra japonesa "Otaku" obteve outro sentido aqui no Brasil. Para nos, brasileiros, Otaku eh uma pessoa que eh fa de anime, apenas isso.
Por que eu acho que essa comparacao eh ridicula? Por 2 motivos:
1 - "a conotacao da palavra japonesa 'Otaku' obteve outro sentido aqui no Brasil". A palavra Otaku que eh usado no Brasil, vem da expressao criada pelos japoneses, ou seja, os brasileiros adotaram uma palavra japonesa mas diz que a conotacao eh diferente? Pensem um pouco. Entao eu poderia muito bem falar que carro, em portugues, significa aparelho automotivo que transporta pessoas e/ou cargas, mas que aqui no Japao a mesma palavra (escrita e falada) foi adotada pelos japoneses mas com o intuito de indicar estrume de vaca. Faz sentido isso? Quer dizer que isso tambem eh certo? Se voce respondeu que sim, por favor, tenha um pouco mais de cultura. =P
2 - Voces sabem o que significa a palavra Otaku em portugues (de acordo com o dicionario)? Maniaco, nerd, doente... por ae vai... Mas, na pratica, essa palavra eh usada nao soh para designar nerds ou maniacos. Um Otaku geralmente eh tarado, pevertido, maniaco, nerd, anti-social e frustrado. Sim, um Otaku geralmente possui todas essas caracteristicas.

Creio que os brasileiros comecaram a usar esta expressao pq provavelmente meia-duzia de pessoas devem ter feito um curso de japones e, em 1 ano, jah se acharam fluente no idioma. Casos como esse sao mais do que comum. Dai eles ouviram falar dessa palavra e acharam que eh o nome dado a pessoas que gostam de anime, divulgando cada vez mais esse nome entre os fas de animacao japonesa. Nao pensem que voce vai ser o fodao aqui no Japao se voce falar que eh um Otaku. Caso voce venha algum dia pra cah e diga uma coisa dessas, pode ter certeza, metade das pessoas pra quem voce for falar vao rir da sua cara. A outra metade vao se afastar de voce, por medo.

De certa forma, fico feliz em saber que mais e mais brasileiros estao gostando cada vez mais de anime, mas, ao mesmo tempo, fico triste em saber que muitos se equivocam na hora de usar palavras e expressoes japonesas e nao admitem o erro.

Sim, este post eh para incentivar as pessoas a nao usar mais a palavra Otaku. Bem, se voce se considera um, problema sexual seu. Mas a maioria estao sendo enganadas ou erram na hora de usar essa palavra.

Capiche? =D~~~

Nenhum comentário: